top of page

Ser simpático ou ter empatia pelo outro não é ser Empata

Atualizado: 4 de mai. de 2023


A meu ver, simpatia é aquela pessoa que cumpre o social, é rasa em seus sentimentos… A pessoa simpática quer agradar, ser admirada pelo sentimento nobre que possui e faz questão de ser vista desta forma, mas acaba aí.


Empatia é a criação de um espaço de conforto para alguém, porque eles sabem que você tem uma compreensão de suas emoções.

É ter a consciência alta o suficiente para explorar os sentimentos dos outros. Ao ouvir uma história, você experimenta as sensações do outro e sente compaixão pelo seu infortúnio, mas ao retornar pra casa isso é amenizado Internamente.


O Empata se aprofunda e abraça a causa como se fosse sua, há uma enorme diferença entre o ser Simpático, ter Empatia com o ser Empata.


O Empata, busca no outro sensações semelhantes de sentimentos e acessa energias iguais, sofre e vivencia junto, muitas vezes trazendo a causa para ele, mas também auxilia na tentativa de encontrar soluções.


O empata não sossega buscando dentro e fora de si, formas de encontrar saídas e resoluções para o problema do outro.


Eis então a diferença, o Simpático quer distância do “problema”, ele cumpre apenas sua condição simpática e social com o coletivo, jamais se aprofundando ou querendo algum laço que o prenda à situação e se desvencilha o mais rápido dele, afinal, dá muito trabalho cuidar do problema do outro, aliás, o problema é do outro, ele criou então “ele” que resolva (este é o pensamento do simpático…rs)


Continuo dizendo, que o mundo precisa muito de pessoas empatas, porque é preciso drenar esta energia tão visceral e egoísta que acomete o mundo, transmutando o ruim, o negativo em positivo. Sabendo que a única forma de alterar estas mentes egoisticas para melhor é através do auxilio ao outro, se a energia do outro me afeta, então preciso melhorar quem eu sou e não onerar o mundo com maus pensamentos, ou atitudes que possam piorar a condição das pessoas.


Melhorando a condição das pessoas que estão a minha volta, melhoro a minha própria condição, assim, todos evoluem em coletivo.


Eu não consigo ser feliz, se ao meu lado estiverem pessoas em sofrimento, aquilo anula a minha felicidade se sinto as dores do outro tão profundo em mim.


Quando será que teremos este mundo mais EMPÁTICO?

Vamos fazendo a nossa parte, como pequenas formiguinhas em trabalho pelo coletivo.


Beijo a todos! Katia Di Giaimo

_______________________________________





FAÇA O TESTE E SAIBA SE VOCÊ É UM EMPATA



43 visualizações0 comentário
bottom of page